Slow Fashion

O que é slow fashion?

 

Hoje em dia, um dos conceitos que está ganhando cada vez mais destaque no mundo da moda é o Slow Fashion. Esse termo, criado por Angela Murrills, uma escritora de moda da revista de notícias on-line Georgia Straight, foi inspirado no movimento do “slow food”, criado na Itália, nos anos 90, e adaptado ao contexto da indústria fashion.

A palavra “slow”, do inglês, tem o significado de “lento” e, quando aliada ao termo “fashion”, faz menção a uma moda “mais devagar”, que incentiva o consumo de maneira consciente, tanto com o meio ambiente, quanto social.

Esse termo surgiu como resposta ao movimento “fast fashion“, pois esse sistema prioriza a fabricação de roupas e acessórios em massa, o que acaba por não levar em conta a sustentabilidade, e o custo da mão de obra é fundamentado em materiais baratos, que não consideram aspectos sociais da produção.

Por consequência, a prática do slow fashion questiona esse conceito veloz da indústria têxtil e traz para o centro da discussão diversas iniciativas importantes a serem tomadas. O movimento prioriza a consciência socioambiental, estimula a confiança na relação entre produtores e consumidores, preza pelo comércio local e familiar, promove boas práticas trabalhistas, faz com que os preços sejam mais reais, incorporando os custos sociais/ecológicos, além de diversas outras ações.

Como aderir a esse conceito?

 

 

Compre em brechós

 

slow-fashion
Pexels.com

 

Em vez de comprar em lojas comuns, que tal visitar um brechó para incentivar a reutilização das peças? Esses locais, além de possuírem roupas únicas e históricas super estilosas, são responsáveis por trazerem um conceito mais econômico e sustentável às peças a partir do reuso de itens já descartados por alguém, mas que ainda podem fazer muito sentido no seu guarda-roupa.

Assim, é possível evitar que novos materiais sejam desperdiçados na produção e contribuir para que o ciclo de vida útil do produto seja maior e mais valorizado, criando um consumo responsável.

 

Seja um consumidor consciente

 

Investigue sobre a marca que deseja consumir antes de comprar. Valorize lojas que pensem melhor no ciclo de produção para evitar danos ao planeta e à sociedade. Marcas que priorizam roupas com materiais mais duradouros e que façam o descarte corretamente.

Além disso, procurar uma produção local próxima a você pode ser uma boa alternativa. Encontre costureiras e produtores no seu bairro, que são transparentes em relação aos processos produtivos e que se preocupam com as relações saudáveis de trabalho e com o meio ambiente.

Pense sempre, também, em conversar com seus amigos e famílias para realizar troca de roupas, calçados e acessórios com eles. Esse câmbio saudável diminui lixos e gera ciclos maiores para sua peça.

 

 

Descarte suas roupas e acessórios corretamente

 

slow-fashion
Pexels.com

 

Outra questão muito importante é o descarte correto de produtos. Primeiro, é essencial evitar descartar roupas de forma desnecessária, sempre troque, doe ou reinvente sua peça. Há sempre alternativas que buscam diminuir o impacto do lixo têxtil no meio ambiente.

Mas, caso esse descarte tenha que acontecer, procure fazer da forma certa. Busque por postos de coletas ou instituições que retiram esse material e reciclam para outros propósitos.

Para se ter uma ideia, a indústria têxtil está entre os quatro tipos de indústrias que mais consomem recursos naturais e que mais poluem no mundo. Somente no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), cerca de 175 mil toneladas de resíduos são geradas por ano. Este cenário precisa ser minimizado ao máximo e fazer nossa parte é essencial para isso!

 

Sobre a Chargeurs PCC Brasil

 

Somos uma empresa do grupo Chargeurs, a maior produtora de entretelas do mundo, com mais de 150 anos de mercado, presente em mais de 90 países e nas maiores marcas de vestuário.

Entregamos o que há de mais inovador e tecnológico em soluções para os nossos clientes, fazendo tudo de forma responsável, sustentável e ética, empenhados em ser um negócio que reconhece o impacto das nossas atividades no planeta.

Assim, fornecemos produtos para a indústria da moda e outros segmentos, como de transporte, hospitalar e hotelaria. Quando se trata de soluções de vestuário, não importa onde você esteja, não importa quando você precise de nós e não importa como possamos ajudar, sempre estaremos lá para você.

Nos acompanhe também pelo Instagram e Facebook.

Compartilhe essa postagem

Facebook
LinkedIn
WhatsApp