Conheça os tipos de entretelas ideais para cada solução têxtil
As entretelas são parte importantíssima na confecção de uma roupa ou qualquer outra peça têxtil. Ele é responsável por trazer forma e estrutura à vestimenta, além de fornecer reforço, reduzir o enrugamento/ franzido e melhorar a eficiência e produtividade no momento da fabricação.
Normalmente implantada como um sistema de suporte oculto, a entretela é um componente integral responsável por fornecer um acabamento único e manter a integridade de uma roupa, podendo ser uma ou mais camadas adicionais têxteis por trás de um tecido corporal. O objetivo da técnica é alterar características normais da roupa, desde a gola de uma camisa social a um paletó e agasalhos, ela é integrada em praticamente todas as silhuetas.
É por isso que nós da Chargeurs PCC Brasil há décadas nos empenhamos em trabalhar com esse material de forma tecnológica e inovadora, trazendo sempre as mais diferentes resultados aos nossos clientes. Venha conferir alguns tipos de entretelas e as soluções que elas proporcionam às roupas e acessórios!
Tipos de componentes internos
- Tecido e não tecido (não colantes): As entretelas de não tecido (TNT), conhecidas como “entretela de papel”, são fáceis de aplicar e possuem diversas espessuras. Por serem mais baratas e acessíveis, elas são encontradas facilmente nos ateliês de costura, mas tendem a ser menos resistentes, uma vez que amassam/rasgam mais e o reaproveitamento é difícil, pois não suportam muitas lavagens.
Assim, a entretela TNT é projetada para ter um estrutura mais maleável, indicada para peças em que não se deseja alterar a característica do tecido, somente estruturá-lo de melhor forma, a exemplo de vestidos ou roupas fitness. Já as entretelas de tecido são mais encorpadas e resistentes, porém com a mesma proposta de ser uma estrutura flexível.
- Malha: Entre os tipos de entretela, a de malha é a que mais mantém o caimento do tecido, já que possui a característica de ser maleável. Ela é geralmente usada em peças de malha, tecidos finos e em alfaiataria, não deixando a roupa dura.
- Solúveis à água: Essas entretelas são projetadas para se dissolver em água morna, a fim de obter como resultado bordados limpos. A exemplo, temos as bases solúveis em água M25A, M35A e EO50, que são desenvolvidas para aplicações de bordado sujeitas a lavagem pós-produção.
- Stretch e bistretch: As entretelas do tipo stretch e bistrech permitem o máximo de alongamento e movimento, ao mesmo tempo mantém uma sensação suave ao toque. Elas podem ser usadas de maneiras específicas para adicionar suporte, controle ou compressão às roupas, trazendo mais ajuste e mais conforto.
Tipos de Fibras
Outro aspecto super importante de também ser destacado são as fibras utilizadas em cada entretela. Elas são levadas em conta pois suas estruturas podem alterar a peça e dar o acabamento necessário a cada tipo de roupa.
- NATURAIS: São aquelas que vêm diretamente da natureza. Podem ser de origem animal (como a seda), de origem vegetal (como o algodão) e também de origem mineral (como o amianto, para roupas de proteção).
- QUÍMICAS: São aquelas obtidas através de operações industriais de natureza química. Podem ser artificiais (produzidas a partir de celulose), como viscose e acetato, ou sintéticas (produzidas a partir da síntese química de um polímero), como o Poliéster, o acrílico, a Poliamida (nylon) e o elastano (lycra).
Conheça a Chargeurs PCC Brasil
Somos uma empresa do grupo Chargeurs, a maior produtora de entretelas do mundo, com mais de 150 anos de mercado, presente em mais de 90 países e nas maiores marcas de vestuário. Entregamos o que há de mais inovador e tecnológico em soluções para os nossos clientes, fazendo tudo de forma responsável, sustentável e ética, empenhados em ser um negócio que reconhece o impacto das nossas atividades no planeta.